Translate

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

CEFALEIA CERVICOGÊNICA

A Cefaleia Cervicogênica é um tipo de dor de cabeça originada de pontos-gatilho da região cervical.
Dentre as causas da cefaleia cervicogênica estão: anormalidades musculoesqueléticas locais ou à distância, como o tórax e região escapular, podendo ser de natureza traumática, inflamatória ou degenerativa, ansiedade e depressão. Algumas situações ocupacionais como posturas inadequadas mantidas durante períodos prolongados, em ambientes insatisfatórios do ponto de vista ergonômico ou psicológico, podem gerar dores na região cervical e originar cefaleia cervicogênica.
O diagnóstico é realizado pela pesquisa dos pontos-gatilho nos músculos da região cervical (pontos que quando pressionados desencadeiam dor, geralmente irradiada para pontos à distância em hemicrânio). Os músculos mais comumente afetados são o trapézio, o esternocleiomastóideo, os escalenos e o levantador da escápula. A figura ilustra ponto-gatilho com irradiação para a cabeça.

O tratamento baseia-se na eliminação da causa e no tratamento da dor, que pode ser feito com medicamentos, fisioterapia, massagens, acupuntura, psicoterapia, infiltrações e bloqueio anestésico dos pontos-gatilho. Atualmente, existem inúmeras opções de medicações, principalmente relaxantes musculares e medicações modernas para tratamento de dor crônica, os chamados adjuvantes (neuromoduladores e antidepressivos), entre outros.
Para auxiliar no tratamento, deve-se recomendar o uso de travesseiros com altura adequada para acomodar a curvatura cervical, evitar posturas inadequadas, como segurar o telefone entre o ombro e a cabeça, realizar exercícios físicos regularmente e ajustar lentes de correção visual.

3 comentários:

  1. Gostei muito da materia, tenho essa dor e depois de seguir o tratamento com medicamentos, yoga / pilates estou melhor a as dores diminuiram, ainda tenho crises, mas comomoro todas as conquistas. Obrigada Dra. Liege,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia
      Cada pequena conquista já é uma grande vitória. Parabéns.

      Excluir
  2. Gostei muito da materia, tenho essa dor e depois de seguir o tratamento com medicamentos, yoga / pilates estou melhor a as dores diminuiram, ainda tenho crises, mas comomoro todas as conquistas. Obrigada Dra. Liege,

    ResponderExcluir